Noticias

  • Nuclep presente em evento do CTMSP

    Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo comemora 32 anos de atividades consolidando o Brasil na tecnologia nuclear O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Silva Seixas, participou da celebração dos 32 anos do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP na manhã desta quinta-feira (25), no Centro Experimental Aramar, no município paulista de Iperó. O CTMSP é a organização militar executora do Programa Nuclear da Marinha do Brasil, cuja missão é capacitar o país no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval. Para o presidente Seixas, a atuação do Centro é fundamental ao consolidar o Brasil na área nuclear ao capacitar o país no processo de domínio dessa tecnologia e que, este evento, é “de significativa importância para aproximar ainda mais a Nuclep da nossa Marinha do Brasil”. Em seu discurso, o diretor do CTMSP, vice-almirante Sydney dos Santos Neves, agradeceu a contribuição da Nuclep no Programa de Submarinos e, principalmente, no projeto de desenvolvimento do Programa do Submarino de Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil. Na foto, da esquerda para a direita, Alte Max (coordenador geral do COGESM), Alte Bento (diretor geral do DGDNTM), Alte Seixas e o Alte Neves.

  • Nuclep homenageia equipe responsável por renovação do ASME III

    O presidente da Nuclep, Carlos Henrique Seixas, realizou, no dia 16, a cerimônia de congratulação e reconhecimento pelo desempenho dos empregados envolvidos na renovação do certificado ASME III, conferido pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, que mantém a Nuclep como a única empresa no Brasil habilitada a marcar os equipamentos nucleares com o selo ASME, que tem reconhecimento internacional.

    A certificação deste ano, que foi renovada pela sexta vez, não registrou nenhuma inadequação o que, para o presidente Seixas, é motivo de orgulho: “Recebemos esta certificação graças ao mérito dos senhores e senhoras. Nós temos uma empresa fantástica, devemos ter orgulho de fazer parte de uma empresa como esta. Quando as pessoas visitam a empresa, elas saem daqui sentindo-se orgulhosas de serem brasileiros. Parabéns pela conquista”, ressaltou o presidente.

  • Nuclep participa do programa do Sebrae Venda Mais

    Representantes do setor de Compras da Nuclep estiveram na Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (Aciapi), na manhã desta quarta (17), para apresentar às pequenas e médias empresas da cidade como participar do processo de compras de produtos e serviços demandados pela Nuclep, no workshop Venda Mais, promovido pelo Sebrae.

    Esta ação é parte do Fórum do Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Itaguaí, que surgiu em 2015 para oferecer oportunidades para as pequenas e médias empresas instaladas no município venderem para as grandes companhias na cidade. São elas: Nuclep, Vale, ICN, Porto Sudeste, CSN e SEPETIBA TECON. O Fórum é coordenado pelo Sebrae com o apoio da Firjan e da Aciapi.

  • Nuclep participa de XV Congresso Nacional de Meio Ambiente

    A Gerência de Meio Ambiente da Nuclep esteve presente, no período de 25 a 28 de setembro, do XV Congresso Nacional de Meio Ambiente, em Poços de Caldas – MG. Durante o evento a engenheira de Meio Ambiente, Viviane Montebello Carvalhosa e a técnica em Meio Ambiente, Cintia Roberta Sevilha dos Santos, apresentaram dois artigos, aprovados pela comissão organizadora do congresso: “Estruturação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos para uma indústria de caldeiraria pesada” e  “Coleta seletiva solidária: uma ferramenta para o empoderamento de catadoras de material reciclável e o desenvolvimento sustentável de cooperativas”. 

    “Os resultados apresentados são fruto de trabalhos desenvolvidos pela Gerência de Meio Ambiente da empresa e demonstram como a Nuclep elabora conteúdo para o meio científico e para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou a engenheira e gerente de Meio Ambiente, Viviane.

  • SIPAT da Nuclep chega a marca de 36 edições

    Organizada pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidente, a 36ª edição da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Nuclep, realizada entre os dias 24 e 28 de setembro, apresentou o tema “Saúde das Emoções no Trabalho”, discutido através de palestras, exposições e dinâmicas sobre o assunto.

    A Orquestra Villa Lobos de Paracambi abriu a semana que contou diversas palestras sobre saúde física e mental relacionadas à alimentação e ao comportamento. O destaque deste ano ficou com o Serviço Médico da Nuclep que implementou em seu estande uma inédita análise de saúde, o que despertou o interesse de 120 funcionários pelo diagnóstico.

    A programação ainda contou com palestras sobre segurança no trabalho e foram realizados DDSMS (Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde) com empresas do ramo parceiras da Nuclep.

    O diretor Administrativo, Luzenildes de Almeida, no evento de encerramento da SIPAT, elogiou o evento e a comissão organizadora da CIPA. “A realização da SIPAT é de extrema importância para os negócios da empresa, porque falar sobre prevenção e saúde é cuidar dos nossos profissionais, aqueles que realizam os projetos da Nuclep”, ressaltou o diretor.

  • Nuclep conclui treinamento para gestão de contratos

    A Nuclep concluiu na sexta-feira (28) o curso de fiscalização de contrato, com a palestra do consultor permanente do Instituto Protege Escola Brasil, Jorge Jacoby. Desde junho, a gerência geral de Compras e Serviços vem realizando oficinas com intuito de capacitar os funcionários que lidam com gestão de contratos e manuais de contratação.

    O treinamento ofereceu teorias com práticas nos processos que envolvem a contratação, desde o início do termo de referencia até a assinatura do contrato. As aulas também abordaram o novo regulamento com base na Nova Lei das Estatais, o novo Manual de Licitação e Contratação e a função dos gestores e fiscais de contratos. 

  • Nuclep renova certificação ASME III

    A Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) concluiu, na sexta-feira, dia 21, a auditoria para renovação dos Certificados de Autorização tipo N (nucleares) da Nuclep. A avaliação focou na fabricação de Caldeira e o Vaso de Pressão, de acordo com a Seção III do Código ASME.

    Todas as etapas descritas no Manual de Garantia da Qualidade, desde a fase comercial até a marcação do equipamento, foram verificadas e continuam atendendo integralmente às exigências.  Essa renovação mantém a Nuclep como a única empresa do Brasil habilitada a marcar os equipamentos nucleares produzidos com a marca ASME, reconhecida internacionalmente.

    É a sexta vez que a Nuclep demonstra seu compromisso de excelência com o Código, porém, desta vez, com o feito inédito de não registrar nenhuma inadequação.

  • Nuclep presente na Rio Oil & Gas 2018

    Entre os dias 24 e 27 de setembro, a Nuclep participou da 19ª edição do maior evento da indústria de petróleo e gás na América Latina, a Rio Oil & Gas 2018, realizado no Recreio. Com o slogan "Energia para transformar" o congresso buscou sintetizar a retomada da indústria com a recuperação dos preços do petróleo e novos leilões previstos para 2018 e 2019. Através de exposições, estandes de diversas empresas e palestrantes renomados, a Rio Oil & Gas 2018 contou com representantes de 31 países, 4.177 congressistas e 34.200 visitantes.

  • Troca de experiências em busca de boas práticas de contratações

    A Nuclep vem trocando experiências com empresas públicas com foco na implementação de processos eficazes na contratação e aquisição de produtos e serviços, diante da orientação disposta na Lei nº 13.303, de 2016, que regulamenta esta ação nas empresas públicas, sociedades mistas e suas subsidiárias. Depois de visitar o BNDES, Eletrobras, Infraero e Casa da Moeda com esse objetivo, no dia 18 de setembro, a gerencia geral de Compras e Serviços esteve na superintendência de Suprimentos de Materiais e Serviços da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para dar sequência na troca de informações relativas às novas atribuições impostas pela Lei.
    A Cemig é reconhecida entre as empresas públicas como uma das de destaque por sua expertise nas formas de contratações por adotar Regulamento de Compras com aplicação de práticas eficazes, como a do uso do Sistema de Registro de Preços Permanente (SRPP) e do procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
    Fernando de Jesus Coutinho, gerente geral de Compras e Serviços da Nuclep, que esteve na Cemig acompanhado do auditor Renato Barbosa, comenta que a “receptividade foi excelente e a visita foi bastante produtiva, uma vez que a CEMIG, além de prestar uma série de informações úteis, se disponibilizou a nos ajudar no desenvolvimento e implantação de novas ferramentas e processos de aquisições/contratações".

  • Nuclep promove curso sobre gestão de pessoas para lideranças

    A primeira turma de líderes da Nuclep concluiu o treinamento “Programa de Desenvolvimento de Lideranças – Gestão Estratégica de Pessoas”, realizado pelo Ibmec, entre os dias 27 de agosto e 6 de setembro. Com foco nos gerentes gerais, gerentes, coordenadores, assistentes e assessores de equipe, o curso abordou aspectos ligados à reflexão dos principais conceitos e práticas gerenciais e de liderança com foco em um ambiente de trabalho favorável associado à produtividade e melhor convivência entre pessoas.

    “Está iniciativa é importante para melhorar as nossas competências e, até mesmo, na mudança de comportamento. Quero destacar a iniciativa da empresa em investir neste treinamento que, na minha opinião, deixará o nome da Nuclep mais forte”, destacou o assistente de Finanças, Everaldo Guedes Reis. 

    A próxima turma participará do treinamento em outubro, entre os dias 1º e 11.

Páginas