Sustentabilidade: NUCLEP destinará seus resíduos orgânicos à compostagem

Em 2018 foram gerados, no Brasil, 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo 40,5% despejados em locais inapropriados, segundo o Panorama dos Resíduos Solídos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe. De acordo com o Ministério de Meio Ambiente - MMA, os resíduos orgânicos representam metade dos sólidos urbanos gerados no Brasil, que ao se decompor emite Gás Carbônico (CO2) e Metano, poluentes da atmosfera, além de contaminar o solo e o lençol freático, água contida no subsolo.
Preocupada com o futuro do planeta, a NUCLEP acaba de dar mais um passo sustentável. A partir deste mês de maio, a VideVerde, empresa que coleta lixo orgânico no Rio de Janeiro, estará colhendo e destinando todos os resíduos gerados nos restaurantes da NUCLEP à compostagem, informa a Gerência de Meio Ambiente.
A compostagem é um processo biológico de decomposição da matéria orgânica por meio de microorganismos que a transformam em um material semelhante ao solo, que se chama composto. Esta atividade promove a solução prática para a redução de lixo em aterros, enriquece a terra com os nutrientes, além de reduzir a contaminação de chorume nas águas subterrâneas e gases poluentes. A ação impede a emissão de 3 mil toneladas de CO2, o que equivale a 54 mil árvores crescendo em dez anos.
Com o intuito de transformar os resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes para o cultivo de alimentos e plantas, a VideVerde converte o que era lixo em fonte de vida, substituindo os fertilizantes químicos. A NUCLEP distribuirá o composto gerado em forma de adubo para projetos socioambientais junto às escolas da rede municipal de ensino, localizadas em Itaguaí.
Esta ação deve-se a Gerência de Meio Ambiente em cooperação com a Gerência Geral de Logística, que ao longo da semana está adequando os restaurantes para a melhor segregação e acondicionamento na área de produção de alimentos.
A participação de todos os funcionários e colaboradores é fundamental para o andamento deste processo. Nos refeitórios estão localizados coletores de orgânicos, permaneça atento quanto ao descarte de alimentos. Despeje apenas restos de comida, cascas de frutas, caroços e frutas no respectivo coletor.