NUCLEP valoriza e investe no desenvolvimento socioambiental e profissional da região

Em mais uma ação pelo desenvolvimento socioambiental e profissional da região, a NUCLEP deu início nesta terça-feira (29.10) ao projeto Visita Guiada, ação coordenada pelo setor de Meio Ambiente da empresa.
 
A iniciativa busca demonstrar as atividades realizadas pelos nossos profissionais aos alunos de instituições do município, além de incentivar a sensibilização ambiental e motivar o interesse dos jovens pelo aprimoramento educacional.
 
A primeira visita do projeto foi dos alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Senador Teotônio Vilella, de Itaguaí, que, foram apresentados  pelos técnicos Thiago Soares, do em Meio Ambiente, e Manoel Neto, do Industrial, ao vídeo institucional da NUCLEP e, em seguida, ao Centro de Treinamento Técnico.
 
No CTT observaram como funciona o projeto Jovem Aprendiz, que através de cursos tecnológicos na área de Metalmecânica, promove a integração de jovens que não possuem qualificação profissional.
 
Para Manoel, o CTT e o programa de aprendizes são motivos de orgulho e transmitem uma ótima vivencia para os visitantes. “Trabalho aqui há 29 anos e é relevante destacar que cerca de 43% da mão de obra da empresa é formada aqui, por jovens da região como vocês. Nossos projetos estão cada vez mais focados nesse resultado para a região”, declarou.
 
Já no aspecto de socioambiental, os alunos visitaram o bosque da empresa, que além possuir horta comunitária e área de compostagem, tem diversas plantas nativas da Mata Atlântica. O objetivo é a conscientização da importância da preservação de recursos naturais. “Aqui na NUCLEP temos uma enorme responsabilidade com a preservação do meio ambiente. Manter local arborizado é importante para a manutenção da temperatura e a vegetação serve como moradia e alimentação de inúmeras espécies vivem aqui. Por isso fazemos uma grande gestão ambiental na empresa”, disse o técnico em Meio Ambiente, Thiago Soares.
 
Mônica Janara, uma das professoras responsáveis pela visita dos estudantes, declarou que proposta de possibilitar uma experiência fora da sala de aula para os alunos é essencial para a vida profissional no futuro. “No próximo ano eles já estarão no ensino médio e por isso, ver de perto todo esse exercício de várias atividades profissionais que existem aqui, é muito importante para o futuro deles. É incrível como os funcionários da NUCLEP possuem um enorme afeto com a empresa e isso atraiu muito a atenção dos alunos. Sou professora há 30 anos e sei que existem muitas dificuldades em dar perspectivas aos estudantes e entendendo isso, considero essa visita muito gratificante, pois sei que irá ampliar ainda mais as tomadas de decisão que eles terão futuramente”, disse.