Nuclep conquista o certificado de conformidade ISO Classe 8 para a Sala Limpa

- por Olivia Kerhsbaumer

A Sala Limpa da Nuclep foi catalogada como Classe 8 – Grau D, segundo a norma ISO 14644-1:2015. A classificação diferencia as salas limpas através das normas em função da pureza de seu ar interior, ou seja, da concentração de partículas por unidade de volume de ar.

Na Nuclep, a Sala Limpa possui uma quantidade de partículas em suspensão no ar de 4.662 partículas/ m³, valor abaixo ao do máximo admissível de 3.520.000 partículas/ m³. Isso significa que a área está segura de contaminações para as atividades de soldagem e montagem a serem realizadas em seu interior.

A Sala Limpa é uma exigência para a construção de componentes nucleares e para a fabricação dos equipamentos do Laboratório de Geração Nuclear (LABGENE), contratados à Nuclep pelo Centro Tecnológico da Marinha São Paulo (CTMSP). Também é uma condição para a produção de componentes destinados às usinas nucleares, constituídos por ligas de aços inoxidáveis austeníticos, ligas à base de Níquel e ligas de Titânio, ainda mais resistentes à corrosão.

Conforme informações da empresa certificadora, além da sala limpa da Nuclep, só existem mais três Salas Limpas no mundo com essa capacidade para industrializar equipamentos de grande porte e alta tonelagem.