Entrega de documentos para Marinha destaca eficiência do Controle da Qualidade da Nuclep

A gerência geral de Controle da Qualidade entregou, na última segunda-feira (11/12), o Databook da obra dos vasos de pressão VP1 e VP2 para o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). O trabalho foi realizado pelos técnicos industriais Ana Mira Pires Hollanda, Luiz Fernando Lima Dias e Roberto de Oliveira Shinagawa; a inspetora de Controle da Qualidade, Danielle Marques de Araujo Doca; o técnico de Controle da Qualidade, Luiz Piticalyn Barbosa de Souza e o aprendiz Roberto Carlos Diniz Junior.

O que é um Databook?

Em tradução literal do inglês, significa “livro de dados”, uma coleção de documentos que registra a história da obra. Nesse sentido, cada fase de produção, cada teste realizado, tudo é registrado em relatórios, feitos por inspetores qualificados, e depois reunidos no Databook.

Quando uma obra começa, há um plano de inspeção a ser seguido que, na conclusão da obra, é verificado e corrigido pela Nuclep, pelo cliente e um Organismo de Supervisão Técnica Independente (OSTI), dando origem à documentação chamada Databook. Os documentos marcam a conclusão da obra e comprova que suas etapas foram realizadas seguindo suas próprias especificações e procedimentos, garantindo a sua utilização.

Essa documentação também tem como objetivo servir para consulta técnica (know how).