Presidente da NUCLEP prestigia 103 anos da Força de Submarinos

O presidente interino Carlos Henrique Seixas, compareceu, neste sábado (22/07), ao evento de celebração dos 103 anos de criação da Força de Submarinos (ForS) da Marinha. Na ocasião, também estiveram presentes o Almirante de Esquadra, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior e o ex-presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Renato Cotta.

O aniversário da Força de Submarinos foi no dia 17 de julho. A data comemora a criação da Flotilha de Submersíveis pelo então Capitão-de-Fragata Filinto Perry, em 1914. Os três primeiros submarinos incorporados a Força brasileira eram da classe “Foca” produzidos por estaleiros italianos sediados em La Spezia.

Ao final dos anos 1970, a Força de Submarinos já possuía dez submarinos em operação, provenientes de duas classes diferentes, ‘Guppy’ e ‘Oberon’. O Brasil já tinha tecnologia e conhecimento para realizar reparos e manutenção nesses submarinos. Com o Tupi e o Tamoio, a Marinha entrou em um novo patamar de desenvolvimento tecnológico.