NUCLEP entrega primeira seção do Submarino Tonelero

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP entregou, na última terça-feira, 17/01/2017, a Seção 3, primeira seção do SBR-3 – Submarino Tonelero. A construção é resultado da união entre a NUCLEP e a Itaguaí Construções Navais – ICN através do Programa de Desenvolvimento de Submarinos – PROSUB. O momento foi oficializado em cerimônia no Galpão Principal da fábrica da NUCLEP e contou com a presença de representantes da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear – COGESN bem como da Marinha do Brasil e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O PROSUB, iniciado em 2008, firma a parceria entre o Brasil e França e prenuncia, entre outros pontos, a transferência da tecnologia necessária para a construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétrico, além da estruturação do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear. A parceria com a ICN tem por objetivo fornecer seções de cascos resistentes para quatro submarinos convencionais e já resultou na entrega de todas as seções do SBR-1 e SBR-2, nos anos de 2015 e 2016, respectivamente.

Durante a cerimônia, o presidente interino da NUCLEP, Liberal Enio Zanelatto, ressaltou a importância dos funcionários na conquista de mais uma etapa concluída: “Gostaria de fazer, de maneira muito especial, uma homenagem agradecendo e reconhecendo os trabalhadores e trabalhadoras da NUCLEP e da ICN, parabenizando-os pelo sucesso desse importante marco atingido hoje materializado nessa entrega da primeira seção do SBR-3. Ressalto que o maior patrimônio de uma empresa é a sua força de trabalho. Muito obrigado! ”

A conclusão de todas as seções do SBR-3 está prevista para este ano de 2017.