NUCLEP agrega ao conhecimento nuclear na 69ª SBPC

A NUCLEP esteve presente, durante o período de 16 a 22 de julho, na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, que ocorre anualmente em diferentes estados brasileiros e, esse ano, foi realizado em Minas Gerais. O campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), recebeu aproximadamente, 15 mil participantes, entre estudantes do ensino básico, graduação e pós-graduação e moradores da comunidade local.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente interino, Carlos Henrique Seixas e o diretor comercial em exercício, Ricardo Corrêa. Na abertura dos estandes, a NUCLEP recebeu o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), Elton Santa Fé Zacarias e o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi.

Como expositora, a NUCLEP estabeleceu a troca de conhecimento, com os visitantes da SBPC, a respeito da geração de energia nuclear. Ao lado dos estandes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), a empresa desenvolveu uma linha de raciocínio sobre enriquecimento de urânio, geração de energia nuclear e processo de fabricação de componentes nucleares. Desse modo, apresentou sua capacidade de projetar, desenvolver, fabricar e comercializar equipamentos pesados, através das maquetes de dois componentes importantes: uma do VPR (vaso de pressão do reator) e outra do GV (gerador de vapor), o que causou grande interesse do público em todos os dias do evento.

“Vejo a participação da NUCLEP como uma oportunidade única de divulgar, para a população em geral, a importância estratégica da companhia. É incrível perceber que muitos brasileiros não conhecem nossa empresa e se impressionam com nossa capacidade de produção. Poder explicar sobre os diversos setores em que estamos inseridos, quem são nossos principais clientes e quais são nossos projetos em desenvolvimento, nos coloca em uma posição de destaque perante a sociedade, o que torna nossa participação muito gratificante. ”, destacou a engenheira de Orçamentação da NUCLEP, Renata Barbeiro.

Com o tema, “Inovação, Diversidade, Transformações”, a SBPC 2017 reuniu cientistas, professores e profissionais liberais, além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. A Reunião Anual da SBPC é um importante encontro para a propagação dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e na difusão de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.